Girassol cultivado desde a antiguidade e repleto de nutrientes

Girassol (Helianthus annuus) possui origem no continente norte-americano; sendo cultivado há mais de três mil anos pelos indígenas, que o tinham como base de sua alimentação. Conhecido também como a Flor do sol.

Os espanhóis que disseminaram a cultura da planta na Europa, ficando dessa forma conhecida nos demais continentes.

Ele chegou ao Brasil com os colonizadores europeus, que ingeriam suas sementes torradas; além de preparar chá matinal com elas.

Cultivo do Girassol

A planta pode alcançar até 4 metros de altura, sendo bem resistente à temperaturas, mas não tolera geadas. Prefere solos úmidos, sem encharcamento, mas se adapta a locais mais secos.

Suas grandes flores amarelas são preferidas pelos insetos, além de produzirem inúmeros frutos; que liberam várias sementes. Elas que são responsáveis pela propagação da planta, que também poderá ser feita pelas mudas.

Uma curiosidade da planta é a sua capacidade de girar no sentido do movimento aparente do sol; que deu origem ao nome dela.

Propriedades e benefícios do girassol

Ele é rico em ácido linoleico, vitaminas A, C, E, diversos sais minerais; além possuir propriedades digestiva, anticancerígena, anti-inflamatória, diurético, expectorante, hidratante e antioxidante.

Ele ingerido em doses moderadas, auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico, na saúde da pele; além de ajudar no controle da pressão arterial.

Aplicações do Girassol

Sua sementes são empregadas em substituição às amêndoas em geral, sejam tostadas, salgadas ou envasadas. Os grãos in natura e farelo (ração) para alimentação de aves, suínos e bovinos, forragem e preparação de silagem. Elas são utilizadas ainda para a fabricação de óleo para a culinária.

As lígulas, que são as pétalas do girassol, são comestíveis e os botões florais jovens também podem ser consumidos levemente cozidos, em variadas receitas. As sementes, o farelo resultante da extração de óleo e a folhagem podem ser utilizados na alimentação de aves e outros animais.

Ele é usado na medicina popular, em forma de chá, para alívio de tosses, febres, feridas e inchaço.

Onde encontrar o Girassol?

Ele é encontrado em grandes plantações comerciais, em jardins, canteiros e jardineiras. Suas sementes são amplamente comercializadas para a indústria alimentícia, que o utiliza para produção de óleo; ou diversas formas de preparação de iguarias.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Girassol (foto fonte https://www.embrapa.br/soja/cultivos/girassol)

Girassol (foto fonte https://www.embrapa.br/soja/cultivos/girassol)

Be the first to comment on "Girassol cultivado desde a antiguidade e repleto de nutrientes"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*