Benefícios da Framboesa para a saúde e na medicina popular

5 (100%) 1 vote[s]

Framboesa (Rubus Idaeus) é uma planta nativa da Europa e partes da Ásia; conhecida popularmente por framboeseira, frambueso (espanhol) e raspberry (inglês).

Descrição

A framboeseira é uma planta arbustiva, com caule ereto, ramos espinhentos, folhas compostas de 3 a 5 folíolos. Produz belas flores brancas, que são polinizadas por insetos. Prefere solos ricos em nutrientes, rega constante sem encharcamento e temperaturas amenas.

Os frutos maduros são aromáticos, adocicados, comestíveis, de coloração rosa-vermelha, mas de acordo com a variedade pode apresentar cores brancas, amarelas ou roxas. Propaga-se por mudas e possui fácil cultivo e crescimento rápido.

Propriedades medicinais

Framboesa (foto //www.brc.ac.uk/)

Framboesa (foto //www.brc.ac.uk/)

A planta é rica em propriedades medicinais tais como adstringente, antioxidante, anticancerígena, antiemética, antiescorbútica, anti-inflamatória, antipirética, antisséptica, antiespasmódica, antiviral, colerética, descongestionante, diaforética, depurativa, diurética, estimulante, hemostática e laxante.

Ela é rica em fibras, proteínas, vitaminas A, B1, B5 e C; além de sais minerais tais como cálcio, fósforo e ferro.

Serve para quê?

Ela é usada na medicina popular, para o tratamento de distúrbios relacionados aos sistemas digestivo e intestinal, incluindo azia, constipação, diarreias, disenteria, dores estomacais, enjoos, gastrite e vômitos.

Auxilia no tratamento de feridas, inflamações e queimaduras na região da boca; além de  ajudar na perda de peso, por ajudar na eliminação de gorduras, por ter um efeito detox.

Framboesa (foto //gallery.new-ecopsychology.org)

Framboesa (foto //gallery.new-ecopsychology.org)

Ela é indicada ainda para acelerar a recuperação após o parto, no alívio de amigdalite, condiloma, conjuntivite, diabetes, dismenorreia, disúria, escorbuto, febre, gonorreia, letargia, metrorragia, reumatismo e sangramentos.

Seu consumo regular ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce e na saúde da pele.

O fruto é amplamente usado na culinária, na preparação de caldas, doces, sorvetes, mousses, bolos, licores, tortas; além da preparação de sucos e saladas.

A indústria cosmetológica usa o fruto na preparação de sabonetes, loções, cremes, hidratantes, extratos e óleos empregados em diversos tratamentos estéticos.

Onde encontrar?

Facilmente encontrada em mercados, feiras e em sites que comercializam plantas e sementes; alem de fazer parte de pomares frutíferos de chácaras e fazendas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Benefícios da Framboesa para a saúde e na medicina popular"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.