Erva dos Cantores é repleta de propriedades medicinais

5 (100%) 1 vote[s]

Erva dos Cantores (Sisymbrium officinale Scopoli ) é uma planta nativa da Europa, conhecida por suas variadas propriedades medicinais utilizadas principalmente na medicina popular. Ela é conhecida ainda por vários nomes tais como eríssimo, eríssimo-das-boticas, erva-rinchão, rinchão e saramago-rinchão.

Descrição

O caule é peludo com entrenós muito curtos. Suas folhas basais formam uma roseta (conjunto de folhas em círculo na base da planta, em geral deitadas contra o chão), que podem chegar até 10 cm de comprimento, em três e cinco pares. Ela é bem resistente a qualquer tipo de solo, temperatura; alem de pouco exigente em relação à irrigação e possuir crescimento rápido.

Erva dos Cantores (foto //ngoosen.fotki.com)

Erva dos Cantores (foto //ngoosen.fotki.com)

As flores são pequenas e em cachos, em forma de inflorescência sem brácteas. O fruto é seco, constituído de 2 carpelos e de forma cônica. Quando maduros liberam as sementes, que têm cerca de 1,5 mm de comprimento, responsáveis por sua propagação.

Propriedades Medicinais

A planta é rica em propriedades medicinais tais como diurética, expectorante, laxante, estomáquica, rubefaciente, antisséptica, antimicrobiana e anticancerígena.

Serve para quê?

A erva possui tradição histórica de uso, em forma de suco, misturado ao mel ou açúcar, como diurético e expectorante, recomendado para a tosse crônica, rouquidão e ulceração da boca e rosto.

Ela é conhecida como “erva-dos-cantores”, principalmente em Portugal, porque desde tempos antigos é usada no tratamento da perda da voz (afonia). Há o preparo de uma forte infusão, com as partes da planta ainda fresca,  para alívio de males da garganta. É usada ainda em forma de bochechos.

Erva dos Cantores (foto //www.desalud.net/)

Erva dos Cantores (foto //www.desalud.net/)

Na culinária, suas folhas e sementes comestíveis, são utilizadas para criação de diversas receitas ou acompanhamento de variados pratos; seja em forma de saladas cruas ou cozidas.

As sementes, cruas ou cozidas, possuem sabor de mostarda, são moídas em pó e servidas como uma papa; condimento em sopas ou feitas como pasta de mostarda. Os botões novos são suculentos e crocantes e muito apreciados também.

Onde encontrar?

Facilmente encontrada em terrenos baldios, cresce espontaneamente como planta daninha; além de comercializada em farmácias de manipulação e em sites de plantas e sementes.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Erva dos Cantores é repleta de propriedades medicinais"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.