Couve de Bruxelas, pequena, mas poderosa em nutrientes

Couve de Bruxelas (Brassica oleracea var. gemmifera) de origem incerta; mas há quem acredita que ela é da Bélgica e difundida após a Primeira Guerra Mundial para diversas regiões do planeta.

A hortaliça pertence à família das Brássicas; que engloba mais de 4 mil espécies distintas, a qual também pertence o brócolis, couve-flor, repolho, couve, nabo, mostarda, agrião e rabanete.

Cultivo da Couve de Bruxelas

A hortaliça, que alcança até 50 centímetros de altura, prefere clima abaixo de 24 º C resistindo até a geadas. O solo deve ser rico em nutrientes, com rega constante sem encharcamento.

As flores são polinizadas por insetos e aparecem no segundo ano vegetativo da planta. Os brotos que parecem com mini repolhos é que são consumidos de diversas formas. Eles são colhidos entre 90 e 140 dias, após a semeadura e possuem sabor adocicado, além de crocante. Propaga-se por sementes ou mudas.

Propriedades e Benefícios da Couve de Bruxelas

Ela é rica em fibras, vitaminas A, C, K, ácido fólico e sais minerais tais como fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio; além das propriedades antioxidantes, anti-inflamatória, anticancerígena e digestiva.

Seu consumo regular auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce, na saúde do coração, no controle dos níveis do colesterol, na saúde dos rins, nas dietas de perda de peso, por possuir pouca caloria; além das fibras que ajudam no trânsito intestinal.

Como utilizar a Couve de Bruxelas?

Elas podem ser utilizadas em variadas receitas culinárias tais como saladas, ensopados, guisados, sucos detox e na ornamentação de vários pratos, principalmente de carnes.

Onde encontrar a hortaliça?

Ela é encontrada em feiras, grandes mercados, em pequenas hortas domésticas e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas. Seu cultivo requer cuidados simples, sendo fácil ter a hortaliça no quintal de casa.

Couve de Bruxelas ( foto fonte https://www.dicademusculacao.com.br/os-15-beneficios-do-couve-de-bruxelas-para-saude/)

Couve de Bruxelas ( foto fonte https://www.dicademusculacao.com.br/os-15-beneficios-do-couve-de-bruxelas-para-saude/)

Couve de Bruxelas ( foto fonte http://babygarroux.blogspot.com.br/2014/09/by-japan-pe-de-couve-de-bruxelas.html)

Couve de Bruxelas ( foto fonte http://babygarroux.blogspot.com.br/2014/09/by-japan-pe-de-couve-de-bruxelas.html)

Be the first to comment on "Couve de Bruxelas, pequena, mas poderosa em nutrientes"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*