Cereja, pequena, colorida e com diversas aplicações

5 (100%) 1 vote

Cereja (Prunu avium) é uma fruta de origem asiática, que se espalhou por várias regiões do planeta; sendo muito apreciada na culinária, na ornamentação de drinks e preparação de variadas sobremesas.

Cultivo

A cerejeira é uma planta de médio porte, que pode alcançar até 20 metros de altura, que prefere regiões mais frias e úmidas para seu habitat.

Suas flores rosadas ou brancas aparecem na primavera e chama atenção pela beleza e colorido; além de atrair variados insetos. O fruto é pequeno, vermelho e suculento. A planta propaga-se por sementes, mudas e estaquias.

Propriedades terapêuticas

Flor da Cereja (foto https://www.botanicaplantnursery.co.uk/prunus-avium-flore-plena-7627-p.html)

Flor da Cereja (foto https://www.botanicaplantnursery.co.uk/prunus-avium-flore-plena-7627-p.html)

A cereja é um fruto rico em vitaminas A, B e C; fibras e sais minerais tais como cálcio, ferro, manganês, potássio e zinco; além de possuir propriedades laxativa, digestiva, diurética, depurativa, anti-inflamatória, vermífuga  e antioxidante.

Seu consumo regular auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce, na saúde da pele, da digestão; além de ajudar em dietas de perda de peso, por ser pouco calórica.

Serve para quê?

O fruto é amplamente utilizado na culinária, seja in natura, ou na preparação de compotas, geleias, mousses, tortas, sorvetes e bolos; além da fabricação de aguardente chamado de Kirsch.

Suas sementes são usadas na medicina popular para aliviar vermes intestinais e como diuréticas, auxiliando na prevenção de inchaços.

A cerejeira é árvore símbolo do Japão, que tem períodos de  comemoração e admiração das belas flores, que anunciam a chegada da primavera. Ela faz parte do calendário de Campos do Jordão, que realiza a Festa da Cerejeira.

Cereja (foto https://www.gardenersworld.com/)

Cereja (foto https://www.gardenersworld.com/)

A árvore é cultivada como frutífera e ornamental; além de sua madeira ser usada na marcenaria, para diversas finalidades, por causa de sua cor e textura.

Os frutos são amplamente usados na indústria farmacêutica e cosmetológica, para fabricação de produtos para a manutenção da saúde de pele.

Onde encontrar?

A árvore é encontrada em pomares frutíferos; e seus frutos são comercializados in natura, ou na forma de conserva, sendo usado para diversas finalidades.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Cereja, pequena, colorida e com diversas aplicações"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.