Cenoura e sua importância na alimentação, saúde e culinária

5 (100%) 1 vote

Cenoura (Daucus carota subsp. sativus) originária da Ásia, cultivada pelos gregos e romanos desde o século I; além ser um importante alimento em diversas regiões do planeta.

Ela pertence à famíla Apiaceae, que é a mesma da salsa, do funcho e do coentro. Chegou ao Brasil com os portugueses e adaptou-se ao clima tropical.

Cultivo da Cenoura

A hortaliça é cultivada em grandes plantações ou pequenas hortas domésticas, em sol pleno, com solo rico em nutrientes e rega constante sem encharcamento.

Possui folhas muito recortadas, que podem chegar até a 50 cm de altura. Sua raiz tipo tuberosa, não possui ramificações, podendo ser fina, grossa, média ou curta de cor alaranjada. Dependendo do solo e temperatura pode apresentar-se nas cores, branca, amarela, vermelha e roxa. Suas flores são brancas e preferidas por variados insetos. Possui pequenas sementes, responsáveis pela propagação da hortaliça.

Propriedades da Cenoura

Ela é rica em fibras, vitamina A, B8, C, ácido fólico, ácido pantotênico; além de  sais minerais tais como potássio, ferro, cobre e manganês.

Ela possui diversas propriedades terapêuticas tais como anti-séptica, anti-inflamatória, antimicrobiana, anti-anêmica, cicatrizante, diurética, emoliente, remineralizante, reguladora intestinal; além de auxiliar no bronzeamento da pele por causa da presença do betacaroteno.

Como consumir cenoura?

Ela pode ser consumida in natura, ralada ou fatiada em saladas frescas. Pode ser processada para a produção de sucos, tortas ou misturadas com iogurte; além de apreciadas cozidas, ensopadas, em suflês e outros pratos salgados.

Cenoura na Indústria

A hortaliça é utilizada em indústrias de alimentos, que a produzem cruas na forma de minicenouras, cubos, ralada, em rodelas ou processada em seletas de legumes, alimentos infantis, rações animais e sopas.

Cenoura em Pesquisas

Recentemente a USP publicou uma pesquisa que comprova que o óleo extraído da cenoura auxilia na saúde da pele e no alívio das temidas espinhas, em grau I.

Na medicina Popular

Na medicina popular, suas folhas e sementes são usadas, em forma de chá para combater tumores cancerígenos, estimular a menstruação e curar a retenção da urina; de acordo com a publicação do livro De Materia Medica, cujo autor é o médico e naturalista grego Pedanius Dioscorides.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Cenoura ( foto fonte http://agristar.com.br/superseed/noticia/detalhe/cenoura-erica-f1-producao-de-cenouras-dobra-com-hibridos-e-areas-tecnificadas)

Cenoura ( foto fonte http://agristar.com.br/superseed/noticia/detalhe/cenoura-erica-f1-producao-de-cenouras-dobra-com-hibridos-e-areas-tecnificadas)

Cenoura ( foto fonte http://agristar.com.br/superseed/cenoura-de-verao-hibrida/erica-f1/3098)

Cenoura ( foto fonte http://agristar.com.br/superseed/cenoura-de-verao-hibrida/erica-f1/3098)

Be the first to comment on "Cenoura e sua importância na alimentação, saúde e culinária"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.