Cebola desde a antiguidade presente na alimentação e rituais de saúde

Cebola ( Allium cepa) é de origem asiática, mas encontrada em todos os continentes do planeta; sendo utilizada desde os tempos mais remotos; nas mais variadas preparações culinárias  e na medicina popular.

Ela está presente em vários rituais para a saúde e desde a antiguidade, era usada em túmulos dos faraós e diversas formas para a manutenção da saúde ou alívio de enfermidades.

Cultivo da Cebola

A planta geralmente atinge entre 15 a 50 cm de altura durante o cultivo, mas com as flores, pode alcançar até 1,2 m de altura. Sua florada tem início apenas no segundo ano de vida da planta. Seus bulbos, que podem variar de 2 a 15 cm de diâmetro, podem ter a película externa nas cores branca, amarela, vermelha ou roxa.

Ela prefere solo rico em nutrientes e rega constante para seu desenvolvimento, mas sem encharcamento. Exige luz solar boa parte do dia e temperatura que varia de 16 a 28 º C. Sua propagação pode ser pelas sementes ou pelos bulbos. Após a colheita e secagem, ela é armazenada em réstias, ou em caixas, ou sacos próprios para transporte.

Propriedades da Cebola

Ela é rica em vitamina A, do complexo B e C, além dos sais minerais cálcio, potássio, ferro e magnésio; além das propriedades antibacteriana, anti-inflamatória, expectorante, digestiva, depurativa, diurética, anti-flatulência, cicatrizante, antisséptica, antibiótica e antioxidante.

Benefícios da Cebola

Ela ingerida regularmente, sem exageros, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce, na saúde do coração e das artérias.

Na medicina popular, suas cascas ou rodelas, servem para a preparação de chá, adoçado com mel, que ajudam na eliminação de tosses, resfriados e bronquites. As rodelas são usadas para limpeza de machucados e na aceleração de sua cicatrização. Suas rodelas cruas ajudam a aliviar as dores de picadas de aranhas e insetos.

Ela é amplamente utilizada na culinária para a preparação das mais diversas receitas culinárias, mas ela deverá ser levemente cozida para não perder suas propriedades.

Onde encontrar a cebola?

Facilmente encontrada em feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

A cebola é rica de células que contêm enzimas e sulfuretos e; ao serem cortadas, elas se rompem e se misturam. Tal reação resulta em uma substância transformada em um gás, que ao atingir os olhos causa irritação.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Cebola ( foto fonte http://piauihoje.com/noticias/consumo-de-cebola-pode-apresentar-riscos-a-saude-aponta-estudos/)

Cebola ( foto fonte http://piauihoje.com/noticias/consumo-de-cebola-pode-apresentar-riscos-a-saude-aponta-estudos/)

Réstia de Cebola ( foto fonte http://celia-alice.blogspot.com.br/2012/08/receita-sopa-creme-de-cebola.html)

Réstia de Cebola ( foto fonte http://celia-alice.blogspot.com.br/2012/08/receita-sopa-creme-de-cebola.html)

Be the first to comment on "Cebola desde a antiguidade presente na alimentação e rituais de saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*