Camu camu, pequeno mas poderoso para a saúde

Camu camu (Myrciaria dubia) é originado na Amazônia; sendo conhecido popularmente por caçari cauari e araçá d’água; além de ser amplamente utilizado na medicina popular para cicatrização de feridas.

Cultivo do Camu camu

É uma planta de pequeno porte, que pode alcançar até três metros de altura; encontrado em beiradas de lagos e rios. Prefere clima mais quente para seu crescimento e propagação.

Possui folhas brilhantes, flores brancas e aromáticas, que atraem diversos insetos tais como a abelha. Seus frutos pequenos são arredondados e vermelhos; além de ficar arroxeados quando amadurecem. Sua polpa é aquosa, com gosto meio exótico, que mistura doce e azedo. Sua multiplicação se dá pelas sementes ou mudas.

Benefícios do Camu Camu

Ele é rico em fibras, proteínas e vitaminas, principalmente a C; além de sais minerais tais como fósforo, ferro e potássio. Ele possui  diversas propriedades tais como antioxidante, cicatrizante, anti-inflamatória, anticancerígena e antidepressiva.

Seu consumo regular auxilia na prevenção do envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico e no controle do humor e da ansiedade.

Como utilizar o Camu camu?

Ele pode ser ingerido in natura, na preparação de sorvetes, picolés, sucos, geleias, compotas, licores e onde mais a imaginação alcançar.

Seus pequenos frutos são utilizados na pescaria para atrair peixes tais como o tambaqui, que é muito popular na Amazônia.

Ele é comercializado em pó, em forma de cápsula, para suplementação alimentar, pois ele possui mais vitamina C que a laranja e o limão; sendo importante aliado da boa saúde.

O fruto é amplamente utilizado pelas indústrias farmacêuticas e da cosmetologia para fabricação de diversos produtos para beleza da pele do cabelo e saúde em geral.

Onde encontrar o Camu camu?

Ele habita os igarapés e lagoas da floresta amazônica; além de ser encontrado em grandes mercados e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Camu camu (foto fonte http://biokarma.eu/product/organic-raw-camu-camu-powder-125g/?lang=en)

Camu camu (foto fonte http://biokarma.eu/product/organic-raw-camu-camu-powder-125g/?lang=en)

Camu camu (foto fonte https://www.puravida.com.br/superfood/camu-camu-berry/)

Camu camu (foto fonte https://www.puravida.com.br/superfood/camu-camu-berry/)

Be the first to comment on "Camu camu, pequeno mas poderoso para a saúde"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*