Benefícios e propriedades do Cajá para a saúde e bem-estar

5 (100%) 1 vote[s]

Cajá (Spondias mombin L) é fruto da cajazeira, que é nativo da América Central; conhecido ainda como taperebá, sendo encontrado em várias regiões brasileiras, do norte ao sul do Brasil.

Descrição

A cajazeira é uma árvore de médio porte e pode atingir até 25 metros de altura, pouco exigente em relação ao solo, temperatura e frequência de rega. Suas flores são de coloração creme-esverdeadas e polinizadas por abelhas; além de garantir boa produção de mel.

Produz fruto de casca fina e de cor amarelo-laranja, com polpa ácida e saborosa, que aparece após o terceiro ano de plantio, mas somente no quarto ano, a planta chega à fase adulta.

Cajá (foto //www.worldwidefruits.com)

Cajá (foto //www.worldwidefruits.com)

Sua colheita varia pelo clima da região; além de ser manual, na qual o fruto é apanhado do chão e pode atingir até mil quilos de frutos.

Propriedades

O fruto é rico em fibras, vitamina A, C e sais minerais tais como fósforo, ferro e cálcio. Ele é composto por várias propriedades terapêuticas tais como digestiva, antioxidante, cicatrizante e antidiarreica.

Serve para quê?

Sua polpa suculenta é utilizada na produção de geleias, refrigerantes, sucos, licores, sorvetes, compotas, licores e sobremesas; além de usado in natura.

Sua madeira é usada na caixotaria, na fabricação de fósforos, construções de pequenas embarcações e na recuperação de áreas degradadas.

Consumido regularmente, ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce e na saúde da pele.

Cajá (foto //tropical.theferns.info)

Cajá (foto //tropical.theferns.info)

Na medicina popular, as folhas da cajazeira atuam para tratamento de problemas digestivos, tais como diarreia, dores estomacais, cólica, prisão de ventre e dispepsia. Elas auxiliam ainda na cicatrização de feridas, cortes, queimaduras e acnes; além de aliviar o desconforto das hemorroidas.

Onde encontrar?

Ele é encontrado em feiras livres, mercados municipais, em forma congelada, em pomares frutíferos e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Be the first to comment on "Benefícios e propriedades do Cajá para a saúde e bem-estar"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.