Cabeludinha, exótica e benéfica para a saúde

Cabeludinha (Myrciaria glazioviana) é uma planta de origem brasileira, facilmente encontrada na região sudeste, principalmente nos estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Ela é conhecida também por guapirijuba, jabuticaba amarela, café cabeludo, vassourinha da praia e fruta cabeluda.

Conheça a Cabeludinha

É um arbusto perene, que chega a alcançar até 4 metros de altura, possui copa frondosa, com suas folhas verdes e alongadas. Produz pequenas flores brancas, de maio a junho. É considerada como árvore melífera, sendo indicada para criadores de abelhas.

Seu frutos de tamanho pequeno, aparecem de outubro a dezembro e possuem de 1 a 2 sementes. Quando amadurecem apresentam cor amarela, são globosos, com casca grossa e peluda. A polpa é translúcida, doce, suculenta e apresenta traços de acidez.

O arbusto prefere clima ameno a quente, solos férteis, ricos em nutrientes e rega frequente. Sua propagação acontece por suas sementes, ou através da enxertia. Ele tolera bem clima frio e até geadas.

Utilização da Cabeludinha

Por ser uma espécie frutífera, atrai muitos animais. Ela pode ser usada para ornamentação de espaços tais como praças, parques e jardins. Ideal também para recuperação de áreas degradadas.

Seus frutos são ricos em vitamina C, podendo ser consumidos in natura ou na preparação de sucos, sorvetes e geleias.

Onde encontrar a Cabeludinha?

Ela é encontrada facilmente em quintais das casas de roça e em sites que comercializam plantas. Ela chama pouca atenção das pessoas e ainda não é consumida com frequência por desconhecer seu alto poder de vitamina C.

 

Cabeludinha

Cabeludinha

Flor da Cabeludinha

Flor

Cabeludinha

Pé da Cabeludinha

1 Comment on "Cabeludinha, exótica e benéfica para a saúde"

  1. Euflavio Silva silva de Souza | 1 de maio de 2017 at 13:49 | Responder

    Foi plantada no jardim como ornamento, conhecendo posteriormente sua eficacia e sabor agradavel, divulgaremos.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.