Bolo de Rolo, iguaria pernambucana, que caiu no gosto brasileiro

O Bolo de Rolo é uma iguaria típica do estado de Pernambuco, sendo originado do Colchão de Noiva, de Portugal; que chegou ao brasil com as senhoras dos colonizadores.

A iguaria é Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco desde 2008; sendo facilmente encontrado no café de manhã de quase todo hotel ou pousada do estado; despertando a curiosidade dos visitantes.

Início da tradição

Por volta do século XVI, com a implantação das grandes fazendas de cana-de-açúcar, as “Sinhás” portuguesas faziam o doce típico enrolado em diversas camadas; recheado com doce de goiaba, fruta muito comum na região. As adaptações foram necessárias, devido à falta dos ingredientes portugueses, que foram substituídos pelos sabores tropicais brasileiros.

Bolo de Rolo (foto //produto.mercadolivre.com.br)

Bolo de Rolo (foto //produto.mercadolivre.com.br)

A iguaria foi adaptada ao gosto pernambucano, que foi moldado pelo açúcar; além de atravessar gerações, pois a preparação do bolo de rolo era um costume passado de mãe para filha.

Por muitos anos, a iguaria era servida somente para os senhores de engenhos e suas visitas ilustres, como forma de estreitar a amizade; mas com o passar dos anos e a popularidade do doce, ela ganhou o gosto popular e espalhou-se por toda a região e pelo País.

Como preparar?

Apesar da aparente simplicidade sugerida pelos ingredientes, o bolo de rolo exige cuidado especial em seu preparo.

A massa é feita com farinha, ovo, manteiga; além de muito cuidado no preparo da massa, que cresce apenas com o ar adicionado à massa, que é assada em várias camadas finas, e rapidamente, para não perder a umidade. Após o cozimento, ela é recheada sutilmente com a calda de goiabada e enrolada.

Bolo de Rolo (foto //www.cozinhaencantada.com.br/)

Bolo de Rolo (foto //www.cozinhaencantada.com.br/)

O segredo do bolo está na junção das finas camadas de massa e de goiabada, antes de ganhar uma generosa cobertura de açúcar e ser enrolado. Tal procedimento que o faz ter aquele inconfundível desenho em espiral a cada fatia cortada; além do sabor inconfundível.

Be the first to comment on "Bolo de Rolo, iguaria pernambucana, que caiu no gosto brasileiro"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.