Beterraba: desde a antiguidade usada em diversas finalidades

Beterraba (Beta vulgaris) originada na Europa e norte da África foi difundida pelos bárbaros invasores pela Europa. Ela é conhecida desde os tempos mais remotos, mas primeiramente eram consumidas somente as folhas.

Ao longo dos séculos XVIII e XIX, franceses e prussianos desenvolveram variedades do vegetal para extração do açúcar; em parte, devido às guerras, que impediam o uso do açúcar da cana, que era proveniente das Américas.

Cultivo da Beterraba

Ela prefere temperaturas mais amenas, solo rico em nutrientes e rega constante sem encharcamento. Propaga-se por sementes. A colheita da beterraba geralmente acontece entre 60 e 90 dias após a plantação das mudas, que são preparadas em sementeiras.

Beterraba

Beterraba (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Propriedades e benefícios da Beterraba

Há três variedades que são a roxa, amarela e branca, mas  todas são repletas de nutrientes benéficos para a saúde. A mais comum é a roxa.

Elas são ricas em fibras, vitaminas A, do complexo B, C e diversos sais minerais tais como ferro, sódio, potássio e magnésio; além de compostos tais como saponiside, fitosterol, betaina, leucina, tirosina, betacianina e betaxanatina. A cor da beterraba vem da combinação de dois tipos de pigmentos presentes nesses compostos que são a betacianina (roxo) e betaxanatina (amarelo).

Na raiz da variedade branca, há ainda a betaína, que ajuda na regeneração das células do fígado e no metabolismo das células gordurosas.

A variedade roxa contém betanina, que é uma antocianina do grupo dos flavonoides; que é similar aos compostos encontrados no vinho tinto, responsável pelo efeito de auxiliar o fortalecimento do sistema imunológico.

Apesar do alimento ser rico em açúcares, ele possui poucas calorias, por isso, poderá ser usado em dietas para perda de peso; além de ser rico em antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico.

Utilização da Beterraba

Ela é amplamente utilizada na culinária em diversas receitas tais como sucos, sopas, cremes, bolos e tortas; além de suas folhas, que são mais nutritivas que a raiz, serem usadas refogadas, em sopas, para enriquecer o arroz, omeletes e farofas.

Há variedades que são usadas para alimentação dos animais em diversas formas de alimento, em vários continentes.

Atualmente, os EUA, a Rússia e a Alemanha são os líderes na produção da beterraba para extração e exportação de açúcar e álcool.

Onde encontrar a Beterraba?

Ela é encontrada em lavouras comerciais, em quintais das casas de roça, em hortas domésticas, feiras livres, mercados municipais e em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Beterraba

Beterraba (foto: Evandro Marques – www.coisasdaroca.com)

Be the first to comment on "Beterraba: desde a antiguidade usada em diversas finalidades"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.