Babaco, nutritivo e versátil para a saúde e culinária

Avalie esta postagem

Babaco (Carica cardamarcensis Hook) é uma planta originária da América do Sul; mais precisamente nas regiões do Equador e Colômbia, conhecido também como mamão-da-montanha ou papaia da montanha. Ele é encontrado em diversas regiões do planeta, principalmente com clima mais ameno.

Cultivo do Babaco

É uma herbácea que atinge até três metros de comprimento, prefere regiões montanhosas, clima ameno, solo fértil e rega constante sem encharcamento; além de locais com pouca luz ao longo do dia.

Não suporta geadas nem altas temperaturas. Suas flores crescem em seus troncos e as plantas são dioicas, ou seja, há umas produzem flores masculinas e outras as flores femininas; cuja polinização é realizada por pássaros ou insetos.

Seus frutos são compridos e pontudos, de cor verde, que amarelam ao amadurecer. Possui sabor adocicado e polpa suculenta. Propaga-se por sementes ou mudas.

Propriedades do Babaco

Ele é rico em vitaminas A, C e E, fibras e sais minerais cálcio, magnésio e potássio; pectina e papaína; além das propriedades antioxidante, digestiva, anti-inflamatória, cicatrizante e desintoxicante.

Benefícios do Babaco

Seu consumo regular auxilia no envelhecimento precoce, no fortalecimento do sistema imunológico e na saúde do sistema digestivo; além de ajudar na saúde da pele, no controle da pressão arterial e em dietas de perda de peso, por ser pouco calórico.

Ele é consumido in natura, em sucos, mousses, sorvetes, picolés,cremes, saladas; além de diversas criações culinárias.

Ele é usualmente utilizado verde para processamento da sua polpa em calda para xarope, com bons teores de açúcar. De sua mucilagem, fabrica-se um produto comumente utilizado na fabricação de sorvetes e nas confeitarias. Contém menos ácido ascórbico, mas mais vitamina A que o papaya comum; além de ser rico em papaína.

Onde encontrar o Babaco?

Ele é encontrado em lavouras comerciais, grandes mercados, grandes feiras ou em sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

Babaco ( foto fonte https://hiveminer.com/Tags/vasconcellea/Timeline)

Babaco ( foto fonte https://hiveminer.com/Tags/vasconcellea/Timeline)

Babaco ( Foto fonte https://hiveminer.com/Tags/babaco/Timeline)

Babaco ( Foto fonte https://hiveminer.com/Tags/babaco/Timeline)

Be the first to comment on "Babaco, nutritivo e versátil para a saúde e culinária"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*