Avelã desde a antiguidade presente na alimentação e na medicina popular

Avelã (Corylus avellana L), fruto da aveleira, que é uma árvore de origem asiática, empregada na fabricação de variados itens da indústria cosmetológica e alimentícia.

Ela é conhecida desde a antiguidade sendo um ingrediente muito popular na medicina popular para alívio de variados males.

Cultivo da Aveleira

A aveleira é um um arbusto, que alcança até 8 metros de altura, com numerosos troncos que crescem mais ou menos retos desde a base, formando uma copa pouco densa e irregular.

Possui tronco de casca lisa, cuja cor é vermelho-escura, que se torna cinzenta, com gretas e escamas, com o passar do tempo. Suas folhas têm aproximadamente de 5 a 10 cm de comprimento, duplamente serradas e ovaladas.

Os frutos são de cor vermelho-escuro, envolvidos por um invólucro peludo verde-claro, que fica castanho quando está maduro. Propaga-se por sementes ou mudas. Prefere clima mais ameno, solo rico em nutrientes e rega constante sem encharcamento.

Propriedades da Avelã

Ela e rica em proteínas, fibra, ferro, fósforo, magnésio, potássio, vitaminas B1, B2, C, e E; além de propriedades antioxidante, afrodisíaca, depurativa, antipirética, cicatrizante e antiespasmódica.

Seu consumo em doses moderadas, auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na prevenção do envelhecimento precoce, na saúde do sistema digestivo; além de ajudar no trânsito intestinal e no controle dos níveis do colesterol.

Desde a antiguidade ela é utilizada na medicina popular para alívio de vários males. Seus frutos e folhas são utilizados em infusões para controle de febre, na limpeza do organismo e tônico para circulação sanguínea; além aplicados externamente em compressas para alívio de feridas.

Como utilizar a avelã?

Ela pode ser consumida triturada acompanhando saladas, na preparação de biscoitos e bolos; além de amplamente utilizada na indústria alimentícia para fabricação de chocolates, bombons, sorvetes, picolés e licores. A indústria cosmetológica a utiliza em diversos produtos tais como sabonetes, cremes, loções, hidratantes e perfumes.

Onde encontrar a Avelã?

Ela é encontrada em quintais de casas de roça, em mercados, grandes feiras e sites que comercializam sementes e mudas de plantas.

As plantas medicinais não substituem o acompanhamento médico e em altas doses podem ser prejudiciais à saúde.

Avelã

Avelã

Aveleira

Aveleira

Avelã

Avelã

Be the first to comment on "Avelã desde a antiguidade presente na alimentação e na medicina popular"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*