Aveia desde a antiguidade presente em variadas receitas

Aveia (Avena sp.) é de origem asiática, conhecida desde a antiguidade, sendo utilizada na alimentação humana e dos animais.

Ela pertence à família Poaceae, tribo Aveneae e gênero Avena; que compreende várias espécies silvestres, daninhas, cultivadas e distribuídas em todo o planeta.

As espécies mais cultivadas são a branca (Avena sativa L.), a amarela (Avena byzantina C. Koch); seja para produção de forragem e grãos. A aveia preta (Avena strigosa Schreb) é empregada como pastagem, de forma isolada ou com outras forrageiras; além de utilizada como adubo verde.

Cultivo da Aveia

A gramínea alcança entre 25 cm a 1,5 m de altura, prefere clima temperado, solo drenado, rega constante, mas sem encharcamento. Produz inflorescência que remete ao formato de pirâmide. Produz fruto pequeno com uma única semente. Propaga-se pelas sementes e possui ciclo produtivo de aproximadamente 120 dias.

Propriedades da Aveia

Ela é rica em fibras, proteínas, carboidratos, vitaminas; além de diversos sais minerais tais como zinco, silício, selênio, ferro, magnésio, fósforo e cobre. Possui propriedades antibacteriana, diurética, anti-estressante, anticancerígena, saciante, digestiva e hipoglicemiante.

O consumo regular, em doses moderadas, auxila no bom funcionamento intestinal, no controle da diabetes, do colesterol, no fortalecimento do sistema imunológico; além de ajudar na saciedade, podendo ser uma aliada na perda de peso, desde que usada com cautela.

Benefícios e utiliza da Aveia

O cereal possui múltiplas formas de utilização pois é usado:

-Para o consumo humano;

-Em matéria prima industrial para a produção de cosméticos;

-Em insumos para indústria química;

– No consumo animal de grãos;

-Na formação de pastagens de inverno para pastejo;

-Na elaboração de feno e silagem;

-Na cobertura de solo; além de empregada na adubação verde com vistas a implantação de variadas culturas.

Como utilizar a Aveia?

Ela é encontrada em forma de farinha, farelo e flocos; sendo amplamente utilizada na culinária para preparação de bolos, mingaus, leite, papas, pães, cookies, cereais matinais e onde mais a imaginação do cozinheiro alcançar.

Aveia ( foto fonte http://www.entrelegumeseverduras.com.br/farofa-de-aveia/)

Aveia ( foto fonte http://www.entrelegumeseverduras.com.br/farofa-de-aveia/)

Aveia (foto fonte http://naturoviva.blogspot.com.br/2012/05/aveia.html)

Aveia (foto fonte http://naturoviva.blogspot.com.br/2012/05/aveia.html)

Be the first to comment on "Aveia desde a antiguidade presente em variadas receitas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*